sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Jesus: Shalom do Pai para nós



Jesus é o Shalom do Pai para nós. Nele, podemos encontrar o profundo sentido do nosso viver. Experimentando o seu amor, a nossa vida reencontra o sentido e podemos trilhar os horizontes da fé e da esperança.
A palavra shalom deriva da raiz shin-lamedh-mem (ש.ל.ם), que nas línguas semíticas aparece com o sentido de ser completo , ser cheio ou ser pleno , aparecendo em diversos textos com o sentido de paz, salvação e prosperidade de indivíduos e nações . (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shalom)
O conceito "paz" (Shalom em hebraico) é muito rico na Bíblia. Ter paz é ser completo, inteiro; é gozar de prosperidade material e espiritual; é manter boas relações entre pessoas, famílias e povos. Paz é o oposto de tudo quanto perturba a prosperidade e as boas relações. É um dom de Deus, concedido a Israel em virtude da aliança (Nm 25,12; cf. 6,22-26). Quando Israel é fiel à aliança, goza de paz; quando é infiel, perde a paz, mas pode recuperá-la pela conversão (Lv 26). Em meio a tantas guerras, os profetas anunciam a paz para os tempos messiânicos, paz entre Deus e os homens, e entre os homens e animais (Is 2,2-4; 9,5s; 11,6-9; 60,17s; Os 2,20; Am 9,13s; Zc 8,9-13). Para haver paz é preciso que haja fidelidade à aliança e justiça entre os homens (Sl 72,3-7). Cristo veio a este mundo para trazer a paz (Lc 2,14; 8,48; Mc 5,25-34), e reconciliar os homens com Deus (Jo 14,27; Fl 4,4-9; Ef 2,14-17). Unindo-se a Cristo, o homem participa desta paz (1Pd 5,14). Por isso o cristão deve não só desejar aos outros esta paz (Lc 10,5), mas promovê-la efetivamente (Mt 5,9). (Dicionário Bíblico.
http://www.bibliacatolica.com.br).
Quando falamos em felicidade, prosperidade e alegria plena, nos referimos ao dom supremo que o amor de Deus nos prodigaliza em Seu Filho Jesus Cristo o qual, morrendo, destruiu a morte e ressurgindo, deu-nos a vida. Ele é a nossa Paz. É o dom que o Pai nos dá. É a totalidade das bênçãos de Deus para nós: a cura, a libertação, a restauração completa, a vida plena.
A Paz de Deus é a presença de Jesus em nossos corações. "Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava," (Ef 2,14). O Pai nos dá o Filho e assim, nos dá a plenitude do seu próprio ser e assim "todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça". (Jo 1,16).
Ter Paz é ter o Filho de Deus em nossos corações: "Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada". (Jo 14,23).
A plenitude da graça de Deus em nós, fonte de vida, harmonia e vitória, é a ação controladora de Jesus em nosso ser. Quando Ele começa a ser o Senhor de nossas vidas percebemos o quão inútil é trilhar o caminho oposto à Redenção que Ele quer operar em nosso meio. Somente aderindo à verdade que é Jesus, conseguiremos obter o remédio para nossas dores, infidelidades e tristezas. O vazio existencial, as guerras e toda espécie de confusão constituem sinais claros do quanto precisamos da misericórdia do Senhor que vem nos resgatar e nos fazer felizes.Ele nos faz feliz. Somente em Deus, conseguiremos aquilo que tanto almejamos e saberemos que ser abençoado não é uma ilusão mas, a profunda realidade espiritual que Deus quer que tomemos posse.

Nenhum comentário: