quarta-feira, 12 de setembro de 2007

HOMENS E MULHERES DE DEUS


A Bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres que, de tal forma se apaixonaram por Deus, a ponto de dar a própria vida para o efetivo cumprimento do seu projeto, da sua Palavra. Hoje, o mesmo chamado é dirigido a nós, a cada um de nós. Precisamos responder com generosidade ao Deus que nos chama de amados e amigos e está ansioso por vir festejar bem no centro do nosso coração (cf. Jo 14,23), do mesmo jeito que fez em Maria, quando da sua disponibilidade aos seus planos de amor (cf. Lc. 1,38).
No conhecido sermão da montanha, síntese de toda a doutrina do Senhor, escutamos uma ordem muito direta: “Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”(Mt. 6,48). Essa ordem precisa ser evidenciada em nossa vida. Não devemos viver de qualquer maneira, muito menos nos acostumar com a situação de miséria e pecado em que vivemos. É preciso ser perfeito. Ir além dos próprios limites, e com a graça de Deus, fazer a Sua vontade com toda liberdade e desejo de ser igual a Ele.
O caminho a seguir é este: ser perfeito. Ser igual a Deus. Eis a nossa vocação. "...e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos". (Ef 1,4)
Mas, será que conseguirei a Santidade? Isso não estará bem acima de minhas possibilidades? Não seria melhor aceitar-me do jeito que sou a viver essa tensão entre o que sou e o que deveria ser?
O mundo quer nos convencer de que santidade ou é “cafonice” ou é distúrbio mental. Para ele, o correto é viver feliz, gozar a vida, sem prejudicar os outros porém, sem a obrigatoriedade de seguir uma conduta moral. Deus vem nos ensinar o caminho inverso. A nossa felicidade consiste em fazer a Sua vontade. E qual é a Sua vontade? "Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza;" (1Ts 4,3)
Irmãos, não há como ser feliz vivendo de outra forma. Ser um homem de Deus é comprometer-se com o Evangelho, impregnar-se do Evangelho, viver radicalmente os preceitos do Senhor. Não importa se o mundo ensina o contrário, se as pessoas da Igreja não vivem o que ensinam, ou que, às vezes nos sintamos fracos e caiamos em tentação. Importa viver a graça de Deus que nos chama a sermos como Ele É.
Lembremos da verdade fundamental: "Disse-lhe Jesus: ... Tudo é possível ao que crê". (Mc 9,23) Se Deus nos escolheu com uma vocação santa, é porque, com a Graça do Seu Santo Espírito, podemos alcançar tal meta. Mas, isso se perseverarmos. Como diz Santa Tereza, para salvar uma alma basta um simples olhar de Deus; para santificá-la, no entanto, uma vida toda não é o bastante. É preciso esforço, coragem, luta, perseverança e amor.
Não buscamos a santidade por medo ou obrigação mas, simplesmente por causa do amor. Do amor de Deus por nós e da nossa resposta de amor a Ele.

Nenhum comentário: