quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A DIFERENÇA ENTRE O SERVO E O SEGUIDOR


No Evangelho de João encontramos a célebre sentença de Jesus: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai". (Jo 15,15).
Nós somos amigos de Jesus e, não apenas servos. O amigo entra na intimidade, conhece os gostos, sabe das vontades, chega na hora certa e, principalmente quando todos os outros já se foram.
A diferença entre o servo e o amigo; entre o servo e o seguidor é sutil mas, no entanto, determinante.
A forma como nos relacionamos com Deus, com as coisas Dele, com as pessoas, é profundamente pautada pela consciência que advém da resposta a estas questões. Quantos encontraram Jesus, se apaixonaram por Ele a ponto de morrer pelo Evangelho. Ontem e hoje os exemplos somam aos milhares. No mundo todo, cada vez mais – embora a mídia queira apregoar o contrário – encontramos pessoas que, de fato, assumem o Evangelho e o praticam. Mas, como disse Jesus, o joio cresce em meio ao trigo. Há muita máscara, muito contra-testemunho e muitas almas desiludidas com o Senhor. Pessoas que começaram a seguir Jesus mas, não tiveram a coragem de prosseguir e de perseverar. Outras, assumiram funções no serviço pastoral da Igreja mas, por não assimilar profundamente o Evangelho, não souberam assumir a Cruz, aprender do Senhor e, quando não foram embora, continuam vivendo um cristianismo medíocre, sem amor e sem alegria. Essas pessoas estão nos nossos grupos, nas nossas pastorais e movimentos.
É preciso ir além do serviço e entrar na dinâmica do amor. Do amor esponsal, isto é, precisamos nos tornar almas-esposas do Cordeiro Imaculado, como diz o Cântico dos Cânticos: "Que ele me beije com os beijos de sua boca! São melhores que o vinho teus amores, como a fragrância dos teus refinados perfumes. Como perfume derramado e o teu nome, por isso as adolescentes enamoram-se de ti. Leva-me atrás de Ti.Corramos” (Ct 1,2-4 a).
Tornar-se alma-esposa é ir além das nossas forças e fazer aquilo que ninguém está com coragem de fazer, viver o que o mundo não ensina, amar sem limites, enamorar-se de Deus. Isso implica viver uma vida de oração constante e contínua, atitudes de amor e adoração, testemunho fiel das misericórdias do Senhor, tendo alegria de ser e servir a Deus.
É preciso passar do estágio de servidor para o de seguidor. Somente os seguidores do Cordeiro, estarão de pé, em sua glória: "Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois são virgens. São eles que acompanham o Cordeiro por onde quer que vá; foram resgatados dentre os homens, como primícias oferecidas a Deus e ao Cordeiro". (Ap 14,4). Essa foi a atitude de Maria. Seguiu Jesus em todos os momentos, e, quando Ele morria na Cruz, estava lá, de pé, testemunhando a nossa Salvação. "Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena". (Jo 19,25)

Nenhum comentário: