domingo, 2 de setembro de 2007

A LIÇÃO DE HUMILDADE


A Liturgia do 22º Domingo Comum traz as seguintes leituras (seria interessante ler os trechos para compreender a reflexão): Eclo. 3,19-21.30-31; Hb 12,18-19.22-24a; Lc 14,1.7-14


"Na medida em quer fores grande, deverás praticar a humildade e assim encontrarás graça diante do Senhor". É assim que começa a primeira leitura. A oposição entre o rico e o pobre, o grande e o humilde, que marca o dilema: quem poderá salvar-se: o rico ou o pobre?

Não importa a condição social e econômica de uma pessoa, muito menos o seu grau de engajamento. O que importa é a humildade do coração. Esse é o centro do cristianismo. O Filho de Deus se fez homem, rebaixando-se à natureza humana e morrendo numa cruz para nos deixar o exemplo a seguir. É preciso ser humilde. Descer. Fazer-se pequeno. Quanto mais sentir-se no topo, ter a coragem de voltar à pequenez, à terra, à pobreza. Tudo por amor a Deus.

O cristão verdadeiro é aquele que, quando sente que as coisas estão dando certo, que arrumou um bom trabalho, está numa função de destaque, tem a coragem de dizer como João Batista: "Importa que ele cresça e que eu diminua". (Jo 3,30)

A coragem de descer só a possui, quem aprendeu a subir ao Céu, a voltar o olhar para o Senhor, a aprender com Jesus, manso e humilde de coração.

Tudo isso é evidenciado no Evangelho deste domingo. Jesus conta uma parábola mostrando a importância de escolher o último lugar.

"Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: 'dá lugar a ele'. Então, tu ficarás envergonhado e iras ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: 'Amigo, vem mais para cima'. E isto será uma honra para ti."

Ocupar o último lugar equivale à sentença de Jesus: "Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros". (Mt 19,30) Ter a humildade de reconhecer a própria pequenez, o próprio nada, sem esperar recompensas: "Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir." A felicidade consiste em dar sem esperar nada em troca. Isto é humildade. O céu a nossa recompensa.

Quem é o humilde: alguém que ama sem distinção, sem cobranças, sem esperar NADA em troca. Não espera receber elogios; não espera ser abraçado pelos amigos íntimos; não espera presentes, visitas; não espera NADA. Por nada esperar, está livre para tudo receber. Tudo para ela se torna gesto de amor. Sabe compreender as pessoas e convive de forma equilibrada com os semelhantes, uma vez que não fica nas cobranças e defensivas, mas se lança no amor e no serviço gratuito e fraterno.

Fiquem em Paz!

Nenhum comentário: