terça-feira, 22 de abril de 2008

A GRAÇA DE DEUS


Algo misterioso, um tanto escondido em algum lugar da nossa alma, ou então, desobedecendo as leis da natureza e nos revelando uma força poderosa. Isso é a graça de Deus.
O que é a Graça? Para que serve? Como obtê-la?
Essas são as perguntas básicas de quem se propõe a crescer na vida espiritual.
Em primeiro lugar, é preciso entender que Jesus é a fonte de toda graça e de toda bênção. Nele, e por Ele, é que fomos abençoados: "Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo." (Ef 1,3)
Há muito a se falar sobre a Graça, mas o nosso espaço não nos permite um aprofundamento longo sobre este tema, assim, irei enfocar os elementos principais da mesma, para que possamos aproveitar mais desse ensinamento do Senhor..
O ponto de partida da nossa reflexão se dará a partir da seguinte afirmação:

* A GRAÇA É TUDO AQUILO QUE DEUS, DE FORMA GRATUITA, NOS DÁ, EM VISTA DA NOSSA SALVAÇÃO.

Tudo em nossa vida converge para Cristo. "Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele". (Cl 1,16) e ainda: "...para realizá-lo na plenitude dos tempos - desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra". (Ef 1,10).
Por que Deus nos criou? Por que nos ama. Para que Deus nos criou? Para nos dar a Seu Filho, fonte de nossa felicidade. Somos o presente do Pai para Jesus. A razão da nossa vida é servir e amar livremente a Jesus Cristo.
O mundo nos ensina que esta vida vale por si mesma e você deve fazer tudo o que puder se quiser ser feliz. Esta é a mentalidade do mundo e, infelizmente, está impregnada no pensamento de muitos cristãos.
Ora, achar que essa vida vale por si mesma, que o fim da vida é a morte é reduzir muito o seu valor e o seu sentido. A vida não acaba com a morte, ela continua e a felicidade verdadeira não é usufruir dela ao máximo e sim, fazer a vontade de Deus, em Jesus Cristo.
Cristo é necessário para nós. A Salvação é necessária para nossa felicidade.
E o que é a Salvação? É experimentar o amor de Deus em Jesus Cristo de tal forma que, arda em nós, o desejo de viver como Ele viveu, fazer o que Ele ensinou, amar como ele amou.
Somente em Cristo, o homem perfeito, o homem encontra a profunda expressão do seu ser e os meios para ser feliz. Cristo revela o homem ao próprio homem (cf. C.I.C. 2783). Em Jesus, e Somente Nele, encontramos o sentido da vida e a força para seguir o caminho e encontrar a razão, a felicidade e a paz.
A partir dessa verdade, fica fácil compreender esta lei espiritual: Tudo o que Deus nos dá, Tudo o que Deus nos permite, Tudo o que nos acontece, serve – nas mãos de Deus – para nos devolver a Cristo, para abrir o nosso coração para Cristo.

* A GRAÇA DE DEUS É O CAMINHO QUE ELE MESMO TRAÇA PARA NÓS, A FIM DE QUE SEJAMOS SANTOS.

Não existe um destino pronto e acabado mas, existe a vontade de Deus e o seu plano de amor para cada um de nós.
Desde que nascemos, recebemos de Deus o seu amor e o mapa do seu caminho para nós. Isso se chama vocação.
Temos uma vocação divina, que nos leva a fazer a vontade de Deus e assim, sermos felizes.
O homem, portanto, só é feliz, quando segue a vontade do Senhor.
Alguém, então, poderia se questionar: mas se Deus nos ama tanto, porque então Ele quer que façamos a Sua vontade? A resposta é: justamente por que nos ama e sabe o que é melhor para nós.
O homem só preenche as mais profundas áreas do seu ser, quando segue pelas veredas do Seu Criador.
Contudo, Deus nos deu a liberdade e nos respeita. A liberdade é o seu dom mais sublime.
Ele nos procura, nos acompanha, quer nos fazer felizes, porém, respeita a nossa decisão.
Deus nunca nos abandona. Nos acompanha até à hora da nossa morte, torcendo que nos decidamos por Ele, porém, nunca nos força.
Contudo, sua graça age em tudo o que nos acontece, no sentido de nos ajudar a enxergar a fonte de felicidade e vida que é Ele mesmo e assim, encontrarmos a Salvação.

* SÓ SEREMOS SANTOS QUANDO SEGUIRMOS OS PLANOS DO SENHOR

Ninguém consegue se salvar sozinho. Não existe pecador que Deus não possa perdoar e não existe santo que não necessite da graça de Deus.
Todos somos carentes do Seu amor e da Sua graça e somente seguindo os seus passos é que conseguiremos chegar ao estado da santidade.
Somente vivendo aquilo que Deus traçou para nós, quer seja no matrimônio, quer no sacerdócio, quer como solteiros, é que conseguiremos chegar à santidade perfeita.
Para aquele que erra o caminho, Deus sempre concede uma nova chance mas, a a felicidade plena só está quando se segue o caminho original que Deus preparou para nós.

Nenhum comentário: