segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

FIM DE ANO: TEMPO DE DESINSTALAR-SE


Em seu poema “receita de fim de ano”, Carlos Drummond de Andrade nos diz o seguinte: “Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil mas tente, experimente, consciente.
É incrível como temos a capacidade de ficar parados, esperando que a vida aconteça e todas as coisas que sonhamos, caiam do céu, como num passe de mágica.
Não precisamos ir muito longe para encontrar pessoas que estão desanimadas enquanto caminham pela vida justamente por sentirem que seus desejos e esperanças foram frustrados. Vivem como se não existissem, perderam a capacidade de sonhar e, portanto, perambulam pela existência à espera de um “novo” que nunca virá, que nunca irá acontecer.
Existe muita gente ferida que não encontra mais a razão de ser e de existir, de confraternizar-se, de sorrir. Para elas nada faz sentido e servir a Deus se tornou um tédio. Preferem trancar-se em seus aposentos interiores a estar em comunhão com aqueles que estão ao seu redor e que as amam.
Quantos irmãos conhecemos que estão vivendo assim, que passarão o 31 de dezembro deitados, fingindo estar dormindo, enquanto que poderiam estar celebrando a Deus com os amigos e familiares. Isso não é depressão e sim, prostração.
Deus nos chama a nos desinstalar, a sair de nós mesmos, a darmos passos largos rumo à felicidade que é a sua plena vontade e o único meio de sermos santos.
Se procurarmos meditar sobre este tema a partir da Palavra de Deus, encontraremos diversas passagens que nos chamam ao caminho, a sair do comodismo, a enfrentar os riscos e buscar perseguir os sonhos.
Quando não fazemos aquilo que precisa ser feito, acabamos por fazer uma série de coisas que desagradam a Deus. Liberdade não é a capacidade de fazer o que se quer e sim, aquilo que Deus quer, pois, a plena vontade do Senhor é o único meio que pode nos fazer felizes. O problema é que não buscamos conhecer essa vontade e achamos que o Senhor está nos privando da felicidade.
Deus não nos priva da felicidade. O nosso medo é quem faz isso. Quando a Palavra nos chama a buscar as coisas do alto "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus". (Cl 3,1) ela está nos interpelando a sair da “mesmice” em que nos encontramos e dar passos largos em direção à felicidade. Em outras palavras, se você tem um sonho, deve persegui-lo; deve lutar por ele; deve correr ao seu encontro. Buscar as coisas do alto é muito mais do que oração ou santidade é ir ao encontro da própria felicidade e realização pessoal. É desinstalar-se.
A primeira página da Bíblia nos chama a sair de nós mesmos. Adão foi expulso do Paraíso, teve que sair do seu “mundinho” e começar uma vida nova; Abraão o nosso pai na fé, saiu da sua terra para ir à Terra Prometida; Moisés, criado na Corte do Faraó, fugiu do Egito e, depois de estar casado e instalado em um novo lugar tem que voltar ao Egito, libertar o povo e acaba morrendo no deserto; a Arca da Aliança não tinha um lugar fixo para repousar e até mesmo o Templo foi destruído várias vezes; por fim, encontramos a Sagrada Família. Maria e José, para cumprir a vontade de Deus, vivem caminhando: vão para Belém, de Belém para o Egito, do Egito para Nazaré.
Todos esses exemplos bíblicos nos ensinam uma coisa: aquele que quer servir a Deus não pode ficar preso em um “mundinho”, em uma realidade. Precisa ser ousado e ir além, se desinstalar, se colocar à caminho.
Jesus e os seus seguidores de ontem e de hoje são caminheiros. Nunca estão parados. Portanto, quem é cristão não pode se apegar a nada, pois, é livre para testemunhar o Senhor.
"Aliás, não temos aqui cidade permanente, mas vamos em busca da futura". (Hb 13,14)
O Grande Servo de Deus, João Paulo II é o modelo que podemos seguir nos últimos tempos. Mesmo enfermo, nunca se acovardou, mas viajou o mundo inteiro levando sua mensagem de esperança e paz.
A felicidade é uma conquista que se renova a cada vez que nos dispomos a transmitir o Shalom do Pai, sem estarmos presos a nenhuma realidade, mas sempre caminhando, dando a vida, amando e servindo aos irmãos. Esta é a receita de um feliz ano novo.

Shalom para todos!!!

Nenhum comentário: