domingo, 13 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DE ENCONTRO DE FORMAÇÃO. RCC/BA – MÚSICA E ARTES

RELATÓRIO DO ENCONTRO NA DIOCESE DE AMARGOSA


 

    Nos dias 07, 08 de novembro, na Diocese de Amargosa, aconteceu o Encontro do Ministério Jovem e do Ministério de Musica e Artes com o tema "O Senhor precisa de servos fiéis". Um momento de crescimento na Fé e aprofundamento da experiência do Amor de Deus.

    Durante o período de preparação para o Encontro o Senhor falou em profecias direcionando as atividades e promovendo a abertura dos corações à Fé na sua ação prodigiosa. No início das orações houve uma visualização da Bíblia aberta sobre uma mesa. A Bíblia possuía páginas novas. O discernimento mostrou que as pessoas estavam se perdendo por falta de conhecimento e que muitos membros de ministério não se tornam servos por que não conhecem a quem servem. Em seguida, Deus falava que precisava de servos fiéis para fazer acontecer o seu projeto. Como confirmação, foi inspirada a passagem da Parábola dos Talentos (Mt. 25). Outro ponto forte da oração versou sobre a necessidade dos servos criarem vínculos de intimidade com o Espírito Santo, pois, só Ele pode dar o conhecimento de Deus e assim, capacitar para o serviço.

    Ainda durante a preparação do encontro o Senhor mostrou que não havia da Sua parte nenhum impedimento para que a Graça atingisse o coração das pessoas.

    No primeiro dia do encontro, antes de iniciar a proclamação da Palavra, o pregador, Edson Peixoto, recebeu uma palavra profética que dizia: "Submeta os planos ao meu Espírito. Não queira dar respostas humanas às pessoas. A resposta é a sua disposição ao Espírito, pois, Ele vai fazer a Obra no encontro. Basta apenas que te rendas à unção do Espírito que é o Amor de Deus derramado em vossos corações.

Ainda no primeiro dia, o Senhor se fez ouvir com a visualização profética que mostrava o Espírito Santo tirando as cinzas que estavam sobre o corpo das pessoas e que cobriam as chamas do coração. Outra profecia ainda dizia que o Senhor estava levantando Profetas jovens na Diocese de forma que, a juventude não seria mais a mesma e sim, assumiria um compromisso de amor e fidelidade para com o Senhor.

Por fim, Jesus ainda mostrava que a vida das pessoas ainda não estavam prontas para abraçar o serviço e dizia que era preciso equilibrar-se e se organizar. Ele ainda falava que a insatisfação pessoal refletia no serviço e fazia com que não houvessem frutos.

A primeira pregação tratou do tema "O Espírito nos revela o conhecimento de Deus. Logo no início foi demonstrado que o Espírito Santo nos incomoda quando estamos no pecado. Esta é a obra maravilhosa que Ele faz em nossas vidas. Com a Palavra de 1 Cor. 2,9 mostrou-se que a obra de Deus na vida do servo são coisas que os olhos não viram e coração algum jamais imaginou. Para obter isso, se faz necessário a liberdade no Espírito. Neste momento, o pregador incentivou as dezenas de jovens presentes a expressar a liberdade no Espírito correndo na quadra onde estava acontecendo o evento e em seguida, fazendo uma dança inspirada. Com a Palavra de João 15,1ss mostrou-se a importância da intimidade com o Senhor, do estar dentro de Deus, do mesmo modo como Deus está dentro de nós. Para elucidar este ponto optou-se por demonstrar de forma teatral onde duas pessoas se ajoelhavam relembrando o Pai e o Filho enquanto uma terceira dançava por entre os presentes, pegando cada um e colocando entre o Pai e o Filho. Foi revelado ainda que, esta comunhão do Espírito poderia ser alcançada pela vivência da unidade, ao tempo em que sugeriu-se aos presentes se abraçarem em grupo de três pessoas, reproduzindo o amor da Trindade. Por fim, demonstrou-se que o Espírito opera no sentido de nossa transformação e, com o recurso do Teatro, pediu-se a uma pessoa para se lançar ao chão enquanto outras três, simbolizando a Trindade, se debruçavam sobre ela e a levantavam.

As coisas que os olhos não viram irão mexer profundamente conosco e nos transformarão. Para que isso aconteça faz-se necessário deixar o Espírito operar como quiser.

Cada um tem um tempo e é preciso respeitar o tempo de Deus na vida de cada irmão, bem como, o modo de agir de Deus na vida dele. Para deixar o Espírito agir é necessário experimentar Deus.

A segunda pregação, com o tema "O Senhor precisa de servos fiéis" trouxe uma meditação do Evangelho de Mateus 25, 14-30, a Parábola dos Talentos. No início, mostrou-se que os dons que cada um recebe do Senhor em forma de serviços e de ministérios, são expressões do Amor de Deus por nós. O homem foi criado para amar, glorificar e servir a Deus, etc . , vocação inata e fundamental e que é a base para a realização da pessoa humana. Só consegue viver a gratuidade do serviço aquele que se reconhece como Obra de Deus, criado para Seu louvor. Quem não vive assim, vai procurar se preencher no mundo, com o sexo, drogas, desamor e não ira se realizar. O serviço é uma oferta que Deus faz de si e, quando Ele age assim, nos capacita para sermos fiéis de forma que, o serviço gera felicidade no coração do homem que o realiza. É preciso entender que somos humanos e, como humanos, temos a capacidade de fazer o que o Senhor quer de nós.

Utilizando o recurso da teatralização, mostrou-se que o homem corre o risco de se encher de bens que não são de Deus e que não expressam a Sua vontade. Pediu-se, para tanto, a presença de um voluntário, o qual foi recebendo dos demais presentes diversos objetos os quais foram colocados sobre si. Em seguida, uma pessoa, representando o Pai do Céu, vinha e retirava tudo, mostrando como Deus opera libertando o homem de suas "tralhas" a fim de que este, fique no essencial do chamado.

A pregação terminou demonstrando que a Salvação é resultado da fidelidade pessoal a Deus; é algo gratuito que somente o Senhor pode nos dar e consiste em ser fiel a Ele, o que exige escuta, discernimento da Sua real vontade, desapego de tudo o que não provém de Deus e obediência à Sua Palavra. O Senhor nos salva no serviço fiel e gratuito que fazemos a Ele. A pregação terminou com a musica "Sede firmes", tema do encontro de 2008.

Existem pessoas que dependem de você, do seu ministério, para serem salvas. A pregação foi convincente no sentido de mostrar que o Espírito Santo age para transformar a pessoa. É preciso ter coragem de aceitar essa ação, mesmo que seja preciso deixar o irmão ir embora a fim de que, uma vez no fundo do poço, encontre Deus dentro de si e tenha a coragem de retornar a Deus, como o Filho Pródigo.

O Senhor nos cura e nos forma na caminhada. Não bastam conselhos e exortações, é preciso trabalhar com o irmão, formá-lo, acompanhá-lo.

Há de se ter muito cuidado em fazer o processo de discernimento antes de colocar alguém no ministério. É preferível ficar com poucos e começar a discernir, do que colocar pessoas que não é da vontade de Deus que estejam no ministério. Isso não tem a ver com moralidade. O fato de discernir que não é da vontade de Deus que a pessoa esteja no ministério não significa julgamento e condenação dessa pessoa.

Na tarde do sábado começaram as oficinas com Ministério Jovem, oficina de canto, oficina de dança e teatro e formação para instrumentistas. Num primeiro momento, os artistas ouviram uma explicação feita por Edson sobre a nomenclatura do ministério de Música e Artes e a respeito do ciclo carismático, fundamental no Grupo de Oração.

A última parte da tarde foi celebrada com a oração do Ofício da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, acompanhada de uma dinâmica em que os jovens puderam assumir um compromisso pessoal com o Senhor, orando numa tenda armada na quadra, em cuja abertura inicial havia uma imagem da Virgem Maria, diante da qual os presentes reverenciavam, e adentrando a tenda, se ajoelhavam e oravam.

No sábado à noite houve uma noite cultural que se encerrou com um belíssimo momento mariano em que, pela intercessão de Maria, houveram muitas curas e libertações.

O domingo de manhã foi marcado por uma oração de cura interior, seguida pela segunda parte das oficinas e concluído pela Santa Missa.

Nenhum comentário: