sábado, 24 de outubro de 2009

O AMOR DE DEUS PELO HOMEM

A Experiência

A EXPERIÊNCIA DO AMOR DE DEUS

  • Nosso relacionamento com Deus será expressão de nossa intimidade com Ele.
  • Nosso relacionamento com o irmão será reflexo da experiência do amor de Deus que houvermos feito
  • Níveis da experiência do amor de Deus:
  1. Teológico
  2. Sensitivo
  3. Profundo
  • Onde posso descobrir o amor de Deus por mim em cada um desses níveis?
  • Como é possível crescer no amor de Deus?

CRESCER NA EXPERIÊNCIA

  • Há uma tentação muito séria que consiste em ficar no superficial no que se refere ao amor de Deus sem permitir que a Salvação entre na minha casa e faça acontecer em mim a alegria evangélica. O amor de Deus sempre me traz a alegria e a Paz
  1. A alegria do Filho Pródigo (Lc. 15,11-32)
  2. A Pérola (Mt. 13,45ss)
  3. A Dracma Perdida (Lc 15,8ss)
  4. João Batista (Lc 1,41)
  5. Zaqueu "Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão". (Lc 19,9)
  • Fazer a experiência do amor de Deus é trocar o amor que tenho ou procuro pelo amor que Ele me dá. É a experiência da Salvação.

PASSOS PARA O CRESCIMENTO

  • O amor de Deus é progressivo. Somente quem cresce na vida no Espírito poderá experimentá-lo.
  • O amor de Deus não se confunde com motivação embora, nos motive. O amor de Deus não se confunde com a Palavra embora, a Palavra de Deus alimente em nós, esse amor. O amor de Deus é mais que tudo. São coisas que " os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam". (1Cor 2,9)
  • Desafio é mergulhar no infinito amor de Deus e descobrir as riquezas tão antigas e sempre novas. Isso só é possível pela oração.
  • A oração e a ascese não são meios de garantir o amor de Deus. Ele é gratuito. A oração e a ascese são canais que nos tornam atentos para reconhecer esse amor e abertos à cura profunda que o Senhor realiza em nós ao nos amar.
  • A oração é a expressão mais profunda do nosso desejo de ser amados por Deus.
  • Quanto mais oração houver, mais serei configurado a Cristo e terei o Espírito em plenitude. "Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas". (Jo 3,34) "...e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição". (Lc 3,22)
  • Dois caminhos possíveis da experiência: o gozo e a cruz.
  1. VANTAGENS: Se eu procuro as vantagens do amor de Deus (gozo), não consigo mergulhar Nele. Procurar vantagens é:
  2. Ficar no superficial das emoções;
  3. Procurar apenas as curas;
  4. Me alegrar apenas pelas conversões e multidões nos eventos;
  5. Procurar a fama que advém da bênção de Deus sobre o ministério;
  6. Procurar experimentar o amor de Deus apenas para ter força na caminhada;
  7. Buscar sentir gosto na oração
  8. Etc
  9. CRUZ: Se deixar amar na cruz é o mais alto grau da experiência do amor de Deus. É o caminho de todo aquele que se abandona.
  • Os bens do amor de Deus são criados à medida do nosso abandono. Não encontra os bens quem os procura e sim, quem se abandona.

DEUS NOS AMA COMO SOMOS

  • O pecado não influencia na experiência do amor de Deus. Deus me ama do mesmo jeito, independente do meu pecado.
  • Quem se deixa amar, vence o pecado, "um-a-um".
  • Se estou em pecado é claro sinal de que estou trancado ao amor.
  • Quanto mais me abro ao amor, mais e mais ele vem ao meu encontro. O amor de Deus não é mágica que se faz para obter nem se submete ao nosso bel-prazer e vontade. O amor de Deus vem gratuitamente. É puro dom do Espírito. Basta se abrir.

CANTO: TÃO PERTO DE MIM

EFEITOS DO AMOR DE DEUS

  1. PERSEVERANÇA - Quem se deixa amar por Deus a cada dia, encontra os meios para perseverar.
  2. ACOLHIDA – O amor de Deus me acolhe como sou. Não preciso ser como Adão que se escondeu da face de Deus nem como o homem que enterrou o talento. O amor de Deus me aceita (Rom 8,10) e assim, posso entregar-lhe os meus fardos (Mt. 11,28-30).
  3. PAZ – O amor de Deus é a brisa leve e suave que me traz a Paz.
  4. CURA – Se eu me deixo amar por Deus sou curado da falta de amor que se traduz em carências, mágoas, cansaços...

JESUS CRISTO: SINAL PLENO DO AMOR DE DEUS

  • Romanos 5,1ss
  • Cristo é a expressão viva do amor do Pai. Fora de Cristo, eu só encontro a mim mesmo, aos meus critérios de reconhecimento do amor de Deus, que não são perfeitos.
  • Fora de Cristo não me deixo envolver pelo verdadeiro amor de Deus.
  • Fora de Cristo fico no superficial da emoção.
  • Estar em Jesus é o ponto-chave para ser amado. Em Jesus, eu sou amado.
  • A Cruz de Jesus é o maior testemunho do amor de Deus pelo homem.

CANTO: NINGUÉM TE AMA COMO EU.

Nenhum comentário: