sábado, 27 de junho de 2009

RELATÓRIO DO ENCONTRO DAS ARTES DA DIOCESE DE IRECÊ


SÁBADO

No início da manhã do sábado, na oração, o Senhor nos motivava a Clamar operários para a messe. Em seguida, o Senhor motivava a oração com o seguinte rhema: Fomos criados para amar, adorar e glorificar a Deus e assim, encontrar a nossa felicidade. A partir daí, a oração se estendeu motivando a todos a adorar, amar e servir a Deus pelos que não adoram, não amam e não servem.


A primeira pregação proferida pelo Coordenador Estadual do Ministério de Música e Artes foi sobre o seguinte tema: “Ministério vivendo a Cultura de Pentecostes”.



A pregação iniciou com uma dança orante do refrão “Que a Paz habite em Tua Casa, que a Paz esteja em Ti!” onde os ministros aprenderam a abençoar e adorar a Deus no coração do irmão mais próximo. Em seguida, ouvimos o apelo do Papa João Paulo II para que difundíssemos, como movimento eclesial, a Cultura de Pentecostes bem como, a mensagem de Bento XVI aos jovens, pedindo a Maria que intercedesse por uma renovada efusão do Espírito sobre toda a juventude. A partir da escuta destas palavras proféticas, chegamos à conclusão de que a Igreja nos está enviando para espalhar a Cultura de Pentecostes no mundo. Em seguida, a partir da mensagem do Papa, aprofundamos os pontos fundamentais da Cultura de Pentecostes: oração, santidade, comunhão e anúncio, compreendendo que, decrescer em um destes aspectos é comprometer toda a Obra de Deus em nossa Vida. Por fim, o Espírito do Senhor nos levou a perceber que, cada ministério é fruto de uma experiência pessoal de Batismo no Espírito Santo e que, portanto, para haver crescimento do ministério é preciso cuidar que cada servo reavive a Chama de Deus em si, clamando sem cessar “Vinde, Espírito Santo!” É necessário querer o Espírito Santo muito mais do que a seus dons. Os dons vêm por conseqüência do Espírito derramado.

Ao final dessa pregação, por graça do Senhor, o pregador trouxe uma imagem muito importante. Ele convidou os ministros a imaginar um tronco bem largo pegando fogo. Depois disso, discerniu que, a ação do Espírito Santo em nós é como o fogo na madeira: primeiro vira brasa, depois vira cinza. Cada um precisa se deixar consumir, se acabar no fogo do Espírito, para obter a recompensa final, que é o Céu. É preciso perder a própria identidade para assumir a identidade que o Senhor quer para nós. E aliado a isso, uma idéia importante: quando alguém quiser entrar no ministério o coordenador deve fazer um trabalho longo de escuta do Senhor e discernimento, antes de permitir o ingresso do irmão, porém, jamais deve permitir que o irmão seja dispensado, pois, chegará um momento em que ele será necessário para a Obra de Deus. Todo irmão que se aproxima é sinal providencial de Deus para nós. Nem todos ficam firmes até o fim, na missão. Mas, todo aquele que é profeta, gera outro profeta e assim, a Obra de Deus sempre terá servos que sustentem o louvor de Deus. Então, quando Jesus voltar, encontrará fé sobre a Terra. A Terra é sustentada pelas pessoas que clamam o Espírito e sempre haverão pessoas assim.

Algo que ficou muito claro no coração dos ouvintes pode ser resumido nessa frase: Cada um responde de forma diferente à ação do Espírito. É preciso compreender essas diferenças e acompanhar o processo pessoal de cada irmão. Aqui está a base da unidade do ministério.

A segunda pregação/ensino foi ministrada pelo coordenador diocesano do Ministério de Música e Artes e teve como tema “O louvor e a escuta profética”.






Rondinele iniciou apresentando o profeta como aquele que se coloca diante de Deus e do povo e foi enfático ao dizer que todo ministério é apenas um pretexto de Deus para salvar as nossas almas. “O ministério é apenas o pretexto. O que Deus quer é a sua alma”, disse ele.
Dando continuidade ao momento de exposição da Palavra de Deus, Rondinele continuou, afirmando que, a profecia de Deus está se realizando em cada um de nós. Quando as coisas não dão certo, é preciso escutar qual é a vontade de Deus para si e para o ministério.

O maior projeto de Deus é que você faça tudo na simplicidade e na unção, enfatizou. Para que isso aconteça, é necessária a formação. Mas, como é que se dá a formação? No Grupo de Oração, na partilha, na correção fraterna, na comunidade. Se você deixar de servir, de se doar ao Grupo de Oração, então, seu ministério irá cair. Sem experiência do Grupo de Oração o ministro não consegue prosseguir, afirmou o coordenador.

Em seguida, apresentou a visão de Deus para a diocese de Irecê. Qual é esta visão? Que o ministério de música e artes entenda que não precisa aparecer em forma de arte e sim, como ministério a serviço do Batismo no Espírito Santo.

E como isso, pode acontecer? O coordenador, deixou claro. Pela adoração a Jesus, Deus traz a essência de volta, isto é, o Batismo no Espírito Santo, por isso, o ministério não pode deixar de adorar a Jesus.
Outro ponto abordado foi quanto à questão da assiduidade no Grupo. Rondinele deixou claro que, se o membro não está participando ativamento do Grupo de Oração, não deve ser colocado para servir. E mostrou também que, se o coordenador do ministério estiver bem, todo o ministério estará bem. E continuou: “A realidade é que Deus quer implantar Pentecostes no coração de cada um”.

Um momento forte dessa pregação foi quando abordou-se o tema da profecia. Ele anunciou que Deus não quer somente a estrutura, Ele quer que o coração do ministro de música e artes seja profeta. O mais importante é escutar a votnade de Deus para o Seu povo e proclamar essa vontade. Disse ainda que, a menta é trazer mais uma pessoa para Deus.

A pregação terminou com afirmações contundentes: “Não basta que você seja apenas o que é, Deus tem muito mais para te dar. Você é ungido em qualquer gesto. É preciso que a vontade de Deus aconteça. Se você está aqui é porque descobriu o código de Deus.” E continuou: “A meta é que haja unção e que essa unção penetre o coração das pessoas.” Em seguida, concluiu: “O mais bonito não é o instrumento mas, a alma do ministro que tem sede de Deus. A segurança não deve estar no instrumento ou no material de formação e sim, no testemunho de Jesus, pelo Poder do Espírito.”

Em seguida, houve adoração ao Santíssimo Sacramento com escuta do Senhor. Houveram muitas profecias e dança espontânea adorando a Jesus Eucarístico. Os carismas se manifestaram e grande, foi a Paz do lugar.

Na parte da tarde houveram oficinas a respeito do teatro e dança abordando o “por quê dançar” e o “como dançar”, além de formação sobre a dança litúrgica e teatro sagrado. A oficina ficou a cargo do Sandro, da Angelita e do Rogério.

Os ministros de música tiveram oficina técnica com o Rondinele onde ficou clara a necessidade de buscar meios de formação e também de formar novos instrumentistas com os participantes do Grupo de Oração. Houve também uma oficina sobre a música litúrgica com o coordenador diocesano Ronaldo Koelho o qual deixou muito claro a importância da participação no Grupo, como escolher o repertório, o comportamento do músico cristão e deu orientação a respeito de músicas evangélicas no Grupo de Oração. Ronaldo abordou a importância de se ministrar de olhos abertos mantendo a sintonia com Deus e tendo cuidado da assembléia além, da necessidade do ministro ensinar o povo a orar no Grupo de Oração.

A noite do sábado foi reservada para o Santo Sacrifício da Missa e em seguida, a confraternização junina.

MOÇÕES PROFÉTICAS

1) Foi proclamada profeticamente a palavra de Ezequiel 37 (ossos secos) com o direcionamento: “É preciso profetizar sobre os ossos secos que são os ministros que estão fracos.”
2) Moção: Não voltar a olhar pro passado mas, acreditar na Obra Nova que o Senhor mesmo irá fazer em nossos ministérios.
3) Visualização: pessoas chorando e clamando por servos cheios do Espírito Santo. DISCERNIMENTO: O mundo está sedento de testemunhas vivas do Poder do Espírito Santo. Nós músicos e artistas católicos devemos ser a resposta providencial de Deus para estes novos tempos de derramamento do Espírito Santo.
4) Ele vai levantar os ministérios a seu modo, do seu jeito, com as pessoas que Ele escolheu e não, do jeito que queremos e com as pessoas que sonhamos.
5) Há um sonho de Deus para esta diocese.
6) Não basta que sejas meu servo, quero que sejas a Luz das nações. "Disse-me: Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo". (Is 49,6)
7) Visualização: anjos de prontidão como à espera de um imperador, alguém muito importante e poderoso. DISCERNIMENTO: Os anjos estão à espera dos ministros de Deus, dos ministros de música e dos artistas ungidos. Eles esperam que os músicos e artistas do Senhor adentrem os átrios do Senhor. Os anjos esperam para soar as trombetas quando os músicos do Senhor adentrarem o Seu Templo. Somente o homem, na sua fidelidade e obediência a Deus, pode estabelecer o Trono de Deus nesta Terra.
8) Visualização: Canos soldados. DISCERNIMENTO: Deus está realizando a unidade dos ministros do Senhor. A solda é o selo pessoal da “Cultura de Pentecostes”
9) Visualização: pessoas dentro de bolas, flutuando sobre o mar e uma grande bola de fogo seguia estourando as bolhas levando as pessoas a mergulhar no mar. DISCERNIMENTO: O Senhor quer batizar, verdadeiramente, a cada um, no Seu Espírito para que saiam da superficialidade e cultivem a “cultura pessoal de Pentecostes”.
10) O Senhor não quer artistas, o Senhor quer Profetas!
11) A unção de Deus só pode vir através da vivência da “Cultura de Pentecostes”.
12) Visualização: madeira com brasas ainda acesas mas, já se tornando cinzas. As brasas acendiam as chamas que estavam apagadas. DISCERNIMENTO: Para acender a chama é preciso ir ao Coração de Jesus que é fornalha ardente de amor.
13) "Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça". (Mt 12,20)

MOÇÕES PROFÉTICAS DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO:

1) Escuta, povo meu, povo escolhido para meu louvor!
2) Visualização: inimigos nos atacavam e um homem de branco vinha e dava a vitória e se percebia que, aqueles inimigos se tornavam amigos da multidão que antes, fora atacada. DISCERNIMENTO: As pessoas e situações que hoje são dificuldades para seu ministério, concorrerão para o bem desse ministério. As pessoas que hoje perseguem os ministros, amanhã serão convertidas.
3) Chegou o Grande Dia para o Ministério de Música e Artes desta Diocese.
4) Visualização: caveira sorrindo e se levantando dançando. A caveira já começava a ter carne. De repente, via uma figura vestida de preto e olhando atordoada, como se não soubesse o que estava acontecendo. Olhando o fundo da cena, via-se uma multidão de caveiras se levantando, ganhando carne e dançando e adorando a Deus
5) PROFECIA EM LÍNGUAS. Discernimento: Aproximem-se de mim, os meus!; Romanos 8; Ele nos ama mas, mesmo estando aqui, diante Dele, estamos longe com nosso coração; sejam ministros de louvor e adoração;
6) Lucas 1,16-17: “Ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto.”
7) Através de você, o louvor não vai cessar e seu ministério vai ser restaurado.
8) Seu Grupo de Oração era cemitério de profetas mas, agora é local de ressucitados.
9) Moção: ministros que estavam com medo e não queriam pedir ajuda a Jesus.
10) O Seu Grupo de Oração, as pessoas do Grupo te dão muito trabalho mas, elas precisam de você muito mais do que o trabalho que te dão. Se disponha a ajudá-las a abrir o coração para o Senhor.

DOMINGO

A manhã do domingo foi reservada para o louvor. Inebriados pelo Espírito Santo e motivados pela música “há um chamado vindo da montanha”, fomos envolvidos numa atmosfera de louvor e adoração que propiciou a dança inspirada e a escuta profética do Senhor, que não se fez esperar mas, veio e nos falou como Pai. Em seguida, imerso nessa atmosfera de profecia, o coordenador começou a pregação/ensino que trazia o tema “Assumi os vossos postos!”. Tendo como base a palavra do Deuteronômio 11,1, principiou afirmando que o único caminho que “o ministro de música e artes tem para seguir é o caminho da Cruz. O caminho da Cruz é a única ponte para a vitória e este caminho passa pela escuta e pela obediência ao Deus que fala. Nesse caminho, vamos percebendo que não somos mais desse mundo e vamos assumindo as conseqüências de ser cristão. Todos”. O coordenador apresentou a figura de Noé como exemplo de escuta e obediência. “Noé obedeceu a Deus, passou por todas as humilhações para cumprir a ordem divina e, somente depois da obra terminada é que começou a chover. Todos já sabem o que precisa ser feito para crescer na graça e levar o ministério a crescer também. É preciso pagar o preço da loucura da Cruz, como Noé pagou”. E continuou: “Só vai chover no seu ministério quando você pagar o preço e cumprir toda a vontade de Deus”. Qual é esse preço? A penitência, o amor, a acolhida do irmão.
Motivado pelo Espírito, o pregador foi enfático ao afirmar que “a experiência de Noé nos ensina uma verdade importante: diante da Palavra escutada só nos restam duas opções: ou assumimos ser diferentes e vivemos a radicalidade da Palavra, ou somos tragados pelas águas dos dilúvios da vida.

Se você viver a Palavra e o que Deus pede para seu ministério, você verá aquelas pessoas problemáticas do seu ministério, aquelas que ainda não se encontraram e não se decidiram sendo batizadas no Espírito Santo e se tornando testemunhas da Palavra e do Amor de Deus.”

Uma das idéias fundamentais desse momento profético foi a vocação do ministro de música e arte que deve fazer somente aquilo que é da vontade de Deus. Ficou claro que, se estamos pesados na caminhada é sinal de que estamos fazendo coisas a mais do que aquilo que nosso Deus nos pede e nos confia.

De forma teatral, a pregação encerrou-se com a exposição da figura de Maria como exemplo de vocação e doação de vida à vontade de Deus. Mostrou-se que a Trindade se inclina diante da liberdade do homem, do jeito que se inclinou diante de Maria ao aguardar o seu sim. Revelou-se também que, toda a criação esperou ansiosamente o sim de Maria e que, ao dizer sim, a vida de Maria se transformou totalmente e ela foi empenhada, sacrificada, por causa da vontade de Deus. Nunca mais viveu para si mesma.

Diante disso, o pregador profetizou que, mais importante do que os dons, as manifestações carismáticas e os afazeres é o sim dado a Deus. É o nosso sim que nos faz perseverar no Projeto de Deus e não, os sinais. Como Maria que deu o sim, somente o homem pode estabelecer o Trono de Deus nesta Terra, ao dizer também, o seu sim a Deus.

Foram muito fortes as duas idéias para sustentar o ministério: o chamado e a consagração.

O momento se encerrou com a entrada de Jesus Eucarístico num grande momento de adoração e compromisso. Os ministros foram exortados a renovar a sua consagração pessoal de modo que, cada um por sua vez, se inclinou diante de Jesus Eucarístico e renovou, ao som da música “sou teu discípulo, eu não sou multidão”, sua consagração a Ele, à semelhança dos Cavaleiros Medievais diante do Senhor Susserano.

Ao final de tudo, o coordenador da diocese exortou os ministros a apresentarem suas composições e ministrarem com elas nos Grupos de Oração e disse: “Não cabe a você, questionar para onde Deus vai te levar. Faça o melhor, agora!”

MOÇÕES PROFÉTICAS

1) Há um chamado vindo da montanha,da voz do Senhor, para o louvor. Se há um chamado, devemos marchar em direção do Senhor que chega.
2) Visualização: árvores secas que ganhavam folhas e brotos novos por causa do louvor que trazia chuva de unção. DISCERNIMENTO: Está nascendo um novo ministério das artes nesta diocese.
3) Visualização: paredes que se abriam de onde saíam fechos de luz e esta luz era o Senhor que vinha e tocava.
4) Visualização: exército de barro em ordem de batalha. Da terra saía um metal líquido que cobria o corpo do homem de barro e o solidificava. PALAVRA: “Eu os estou revestindo para a Batalha e para a vitória!”
5) Somos discípulos e amigos Dele para vivermos com Ele e não deixá-lo sozinho na obra de evangelização e transformação deste mundo.
6) Visualização: O Senhor tocava na cabeça das pessoas e das suas mãos saíam sangue que nos lavavam. PALAVRA: “Eu abençôo a todos vocês. Vão e reavivem o Seu ministério!”
7) "De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de Jesus". (Gl 6,17)
8) Ele vai voltar!
9) Visualização: O Santíssimo Sacramento em chamas e todos que o tocavam levavam fagulhas desse fogo para as outras pessoas com as quais entravam em contato. DISCERNIMENTO: Inflamar o coração do outro com aquilo que emana do Coração de Jesus.
10) Visualização: Quem se ajoelhava diante do Santíssimo Sacramento recebia espada em uma mão e a Palavra de Deus na outra mão. Nossa Senhora entregava-lhe uma rosa. Vinha o sentimento de que, para chegar à rosa era preciso enfrentar os espinhos com a ajuda da espada e da Palavra de Deus.
11) Visualização: Casa simples e Nossa Senhora espremendo cachos de uva e dizendo que estava fazendo um vinho novo para seus filhos.
12) Visualização: Anjos entrando no lugar trazendo nas mãos novos instrumentos, roupas novas, pincéis e lápis. DISCERNIMENTO: Ele reconstrói os talentos desta Diocese e faz surgir novos talentos. Novo som, nova arte, com instrumentos do Céu.
13) Visualização: peneira com sementes. As sementes caem e restam poucas. Chega uma mulher e pega as que restou. De repente, vem uma chuva forte que arrasta tudo e todas as impurezas e surge como um rio de sangue pelas ruas. DISCERNIMENTO: Estamos em tempos de Guerra. Haverá muito derramamento de sangue. Só ficará firme na enxurrada que purifica, limpa, restaura e na guerra contra este mundo que é oposto a Cristo e ao Seu Evangelho, quem se fizer semente que precisa morrer para dar muito fruto, quem se fizer pequeno, humilde, disponível a frutificar. As árvores frondosas não resistirão.
14) Sentimento da presença de Maria nos segurando.
15) Efésios 5,8
16) Hoje, Ele tira toda a impureza dos ministérios. Ele reestrutura os ministérios por causa do sim que foi dado.
17) Responder ao chamado vai exigir sangue e dor.
18) Visualização: Pedro cortando a orelha de Malco.
19) Romanos 8,28
20) Daqui saem profetas, saem pessoas dispostas a se consumir pelo Espírito. São guerreiros que irão impactar e transformar o Estado da Bahia. São exércitos que se levantam em cada ponto deste Estado.
21) O Senhor passa em revista e precisa somente dos corajosos. É como o vassalo que deve obediência total ao susserano.
22) Do fundo da lama Ele nos tira a todos.

Um comentário:

padre pio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.